domingo, 21 de junho de 2009

A Idade Media

A Idade Media iniciou-se com a desintregação do Imperio Romano do Ocidente, no século V (em 476 d.C), e terminou com o fim do Imperio Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopola no seculo XV(em 1453 d.C).

Filosofia

A partir do seculo V os cristãos peceberam a nessecidade de aprofundar uma fé, com o objetivo de "satisfazer" as exigências dos pensamentos da filosofia. E assim a filosofia passou a ter influencias pelos cristãos e judeus.
Alguns assuntos que antes não despertavam interesses como:"Fé", "Salvação", "Providência e Revelação Divina" e "Criação a partir do nada" passaram a despertar interesses filosoficos.
A partir do seculo IX desenvolvel-se a principal linha filosofica do periodo,que foi chamada de escolástica.Essa filosofia ganhou a atenção dos cristãos, surgidos nas nessecidades de responder as exigências da Fé,ensinada pela igreja, que era considerada a protetora, quardiã dos valores espirituais.
A questão que atravessa todo pensamento filosofico medieval é a harmonização de duas frases: " a fé" e "a razão".

Ciência e Tecnologia

Como resultado das migrações bárbaras e da implosão do Imperio Romano do Ocidente, a Europa Ocidental do início da Idade Média era pouco mais que uma manta de retalhos de populações rurais.
Perdeu o acesso aos tratados científicos originais da Antiguidade, ficaram apenas versões simples que os romanos tinham traduzido para o latim.
A unica instituição que não se desintegrou juntamente ao falecimento do imperio foi a Igreja Catolica, que manteu o que restou de força.

O homem instruído desses séculos era quase sempre clérigo,para quem o estudo dos conhecimentos naturais era uma pequena parte de sua escolaridade. Estas pessoas viviam num lugarque dava prioridade a fé e também tinham a mente interligada a salvação das almas do que para o questionamento de detalhes do universo físico.

A peste Negra


Vou descrever esta peste em uma poesia:

Vinda dos navios do oriente
Trazidos para o ocidente,
Foi assim que surgiu,
A peste do continente

Fez cidades como vitimas
As mais pobres
E menos limpas

Sem o lixo recolhido
Sem esgotos embutidos de baixo da terra
Era assim que eram as cidades

Espalhou-se rapidamente
Por todo o continente
Contominando todos ligeiramente
Pois não havia higiene

Quando escolhia alguém
Não tinha como fugir
Quando as pegava
Não tinha como resistir

A peste é provocada
Por bacilos
Que vêem dos ratos de rios
E ao picarem as pessoas lhe transmitem a doença

Ela é tão contagiosa
Que até pelo simples fato de respirar
Você pode pegar

Informações sobre a doença:

A peste negra era transmitida através de picadas de pulgas e ratos doentes.
Fez aproximadamente um terço da população como vitimas.
Onde tinha a donça, era onde não tinha higiene, o lixo ficava espalhado facilitando o acesso dos ratos. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situação, muitos atribuíam a doença a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos. Muitos fugiam para o meio rural com medo de serem infectados.

2 comentários:

  1. Bom dia pessoal,

    Gostei do post e da temática. Entretanto, vocês não adaptaram o texto, o que seria legal para que nós pudessemos ver suas idéias sobre a Idade Média. O poema sobre a peste é bonito, mas faltou colocar o nome do poeta para que ele receba os créditos pelo seu trabalho.
    Porém o texto que vocês escolheram é muito bom.
    Abraços,
    Armando.

    ResponderExcluir
  2. a postagem ficou legal e nao adaptaram o texto!!!
    brigadinha grupo 2

    ResponderExcluir